Perguntas e respostas


Estiagem nas represas do Sistema Cantareira

Por que o nível das represas do Cantareira está tão baixo?

Desde 1930, quando começou a medição, nunca choveu tão pouco. Dezembro de 2013 teve 62 milímetros de precipitação, quando a média histórica para os meses de dezembro é de 226 milímetros.

Já o mês de janeiro de 2014 teve apenas 87,8 milímetros, o pior índice em 84 anos, pois a média histórica é de 260 milímetros.

O mês de janeiro também bateu o recorde de calor na capital.

Qual é o período de mais chuvas nas represas?

O período chuvoso, que vai de outubro a março, serve para alimentar as represas. Durante a estiagem (de abril a setembro), a água estocada no verão é utilizada para abastecer a população. É como se fosse uma caixa-d’água residencial, só que em proporções enormes: as quatro represas do Sistema Cantareira podem armazenar quase 1 trilhão de litros de água.

Mas e as chuvas que caem na capital?

Não adianta chover forte na cidade de São Paulo, pois não há como represar essa água para aproveitá-la depois para abastecimento. É como deixar a torneira aberta sem uma vasilha embaixo: a água vai embora pelo ralo e não pode ser aproveitada. E não existe mais possibilidade de criar uma represa na capital, pois o espaço necessário é imenso. Seria como construir uma nova Guarapiranga em São Paulo.

Quais foram as medidas tomadas pela Sabesp?

A Empresa intensificou as campanhas de economia de água, instituiu um incentivo para as pessoas que economizarem mais água e reverteu a distribuição de 1,6 milhão de pessoas do Sistema Cantareira para o Alto Tietê.

Quais foram as medidas tomadas pela Sabesp?

A Empresa intensificou as campanhas de economia de água, instituiu um incentivo para as pessoas que economizarem mais água e reverteu a distribuição de 1,6 milhão de pessoas do Sistema Cantareira para o Alto Tietê.

A Sabesp adota um incentivo econômico para estimular moradores da Grande São Paulo a reduzir o consumo de água. A medida será adotada por causa do calor recorde e da inédita falta de chuvas no Sistema Cantareira, que está em nível crítico e abastece quase 10 milhões de pessoas.

Terá direito ao bônus o cliente que reduzir em pelo menos 20% o consumo médio de um período de 12 meses: de fevereiro de 2013 a janeiro de 2014. Para esses consumidores, haverá desconto de 30% na conta. Esse abatimento será aplicado já sobre um valor menor, já que a diminuição no consumo resultará em uma fatura mais barata para a aplicação do benefício.

Onde identifico qual é o sistema que abastece a minha residência?

Na conta de água entregue em sua residência, há um campo específico que identifica o sistema, acima dos dados de qualidade da água.

Para ler o hidrômetro de ponteiros deve-se anotar os números indicados em preto dos círculos menores. Em sentido horário inicia-se pela unidade x 1, depois a dezena x 10 até o último ponteiro x 1000.Já no equipamento digital, basta anotar os algarismos pretos. Para calcular o consumo mensal registre o valor que aparece no hidrômetro e reduzir da leitura do mês anterior.