Integração de sistemas de abastecimentos existe há décadas

Entre os anos de 1995 e 2013, a Sabesp investiu quase R$ 10 bilhões para ampliar o abastecimento de água na Grande São Paulo. Foram mais de 15,6 mil litros de água por segundo para abastecer  uma população equivalente a duas capitais juntas: Salvador e Fortaleza.

Há 40 anos, a Empresa trabalha na integração e ampliação dos sistemas produtores. Foi assim com o  Alto Tietê que ganhou mais 10 mil litros por segundo, em 2011, e no Rio Grande que teve acréscimo de 500 litros a cada segundo, flexibilizando ainda mais a transferência de água entre as regiões. Em manutenções preventivas, estratégias operacionais similares são utilizadas para que um sistema possa atender o outro.

Vale lembrar que outros R$ 2,21 bilhões são aplicados no sistema São Lourenço que acrescentará 4,7 mil litros de água por segundo para abastecer 1,5 milhão de moradores da Grande São Paulo.

Além das obras, a Empresa investe em soluções e tecnologias para reutilizar a água proveniente do tratamento de esgotos, conhecida como água de reúso, programas e campanhas de economia de água que existem desde 1994 e já reduziram o consumo per capita de água na Região Metropolitana.